X
Menu
X

Organização Militar

A Área de Organização do Instituto Superior Militar engloba todas as áreas dessa instituição, nomeadamente, pessoal, o controlo de todo o efectivo, entre Oficiais, Sargentos, Praças e trabalhadores civis, logística, transportes, finanças, auditoria e disciplina, regime especial de segurança, guarda e guarnição, limpeza, higiene e administração da unidade.

Neste quadro, a Organização Militar tem maior controlo dos Cadetes na sua formação deontológica de formação militar e também a preparação dos militares do Batalhão de Comando e Serviço de guarda e guarnição. Essa direcção controla também os órgãos de logística de refeitórios, messes, armazéns, conjuntura de fornecimento de alimentação para benefício do efectivo do ISTM.

A instrução militar no ISTM e a preparação militar são distintos. A instituição como forma engenheiros e médicos e o Cadete como já vem com a sua formação básica do Exército ou do Estado Maior General, o ISTM começa a dar formação para comandante de pelotão e de companhia que é a formação militar dos Oficiais, pois tão logo termine a sua formação académica esteja vocacionado para comandar um pelotão ou mesmo uma companhia e preparar-se depois para fazer o curso de promoção de Capitão.

POSTOS E CATEGORIAS

SARGENTOS

Sargento-Mor, Sargento-Chefe e Sargento-Ajudante, Primeiro-Sargento, Segundo-Sargento, Furriel, e Segundo Furriel;

PRAÇAS

Cabo de Secção, Cabo-Adjunto, Primeiro-Cabo, Segundo-Cabo e Soldado;