X
Menu
X

Engenharia Electrotécnica

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO

O objectivo geral do curso é formar engenheiros electrotécnicos capazes de, pela formação científica recebida, adquirir os conhecimentos e a dinâmica intelectual, tidos como essenciais ao permanente acompanhamento do saber; deve ainda satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho das funções específicas das especialidades do curso de Engenharia Electrotécnica.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  1. Interpretar a projecção ortogonal dos elementos e corpos geométricos a partir de sua localização espacial, no sistema de três planos de projecções, assim como a intercessão entre estes;
  2. Caracterizar, interpretar e resolver problemas com os conceitos e principais resultados do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real e de funções de várias variáveis, utilizando os teoremas estudados;
  3. Interpretar e resolver as equações e problemas da recta, dos planos no espaço,  os sistemas de equações lineares, matrizes, determinantes de espaços vectoriais, produto escalar e vectorial, sistemas ortogonais e ortonormados, assim como da construção de sólidos  conhecendo as superfícies que o conformam;
  4. Interpretar as intersecções fundamentais, partindo das diferentes situações  relativas entre os elementos geométricos com certa independência, aplicar na representação de modelos bidimensionais os procedimentos de conjugação de linhas em um formato A3 segundo variantes com certo grau de independência;
  5. Caracterizar e interpretar os conceitos e principais resultados das séries (incluindo as séries generalizadas de Fourier) e aplicar as séries do Fourier em forma trigonométrica ou exponencial;
  6. Interpretar e resolver equações diferenciais, integrais, integro diferenciais, sistemas de equações diferenciais e problemas dos conceitos e principais resultados da Teoria das Funções de Variáveis Complexas, transformadas, de Fourier, de Laplace, Z e  as equações Diferenciais;
  7. Contribuir para o aprofundamento e aperfeiçoamento da competência interpretativa e do discurso escrito;
  8. Aplicar um sistema de conceitos, leis, teorias que reflectem o modelo químico na sua relação estrutural, termodinâmica e cinética a  fundamentações das propriedades das substâncias e os processos em que participam  durante o emprego e exploração dos meios vinculados com o perfil, que lhe permita interpretar o mundo de forma científica e criadora;
  9. Explicar e interiorizar a importância da comunicação nas relações interpessoais, interpretar a linguagem verbal e não verbal e incutir a importância das relações interpessoais no grupo;
  10. Identificar e aplicar as leis físicas, os métodos que brindam estas leis par dar solução a situações, os fenómenos e processos físicos a partir de conceitos, leis e princípios e os métodos de solução de problemas físicos, tanto teóricos como práticos e traficar magnitudes físicas a fim  de encontrar as relações existentes entre elas;
  11. Introduzir os elementos básicos de programação para que os alunos se apropriem dos conhecimentos e habilidades necessárias que lhes permitam modelar a solução dos problemas de cálculo engenheiro mediante diferentes formas de representação que garantam a análise algorítmica e permitam a confecção de projectos em uma linguagem.
  12. Calcular, simular nos computadores e medir magnitudes nos circuitos eléctricos simples e de média complexidade em regime forçado, transitivo, utilizando métodos analíticos e gráficos de representação tanto no domínio do tempo como da frequência.
  13. Desenhar e montar filtros de frequência empregando as equações do Campbell, dos circuitos eléctricos de pouca complexidade, e comprovação de seu funcionamento e medição de magnitudes eléctricas, empregando os instrumentos eléctricos básicos, para medições do funcionamento dos circuitos eléctricos.
  14. Fundamentar e representar, física e matematicamente os fenómenos associados ao campo electromagnético, as particularidades de sua radiação, propagação e interacção com diferentes meios e substancias e os diferentes fenómenos e mecanismos de propagação por onda terrestre e na atmosfera, em condições reais.
  15. Calcular  e medir  em condições de laboratório os parâmetros principais das Ondas Electromagnéticas (OEM) e seus valores do campo em diferentes médios e condições de propagação em uma ligação por rádio entre dois pontos, tendo em conta os parâmetros do meio, do solo, características da superfície da terra e da atmosfera para distintos valores de frequência.
  16. Fundamentar a composição e funcionamento dos osciladores regenerativos com elementos discretos, dos Amplificadores Operacionais (AO) lineares e não lineares e projectar, montar e comprovar geradores de ondas não sinusoidais construídos com elementos discretos e circuitos integrados.
  17. Fundamentar e projectar a composição e particularidades de funcionamento de Sistemas de Aquisição de Dados (SAD) de pouca complexidade, dos Amplificadores de Grande Sinal (AGS) e simular seu funcionamento.
  18. Projectar circuitos combinacionais com dispositivos de pequena e media escala de integração.
  19. Identificar, fundamentar e representar os tipos de antenas e classificar-lhas de acordo a sua forma geométrica, fontes de radiação elementares para a sua análise, banda de frequência de emprego, aplicação e o princípio de funcionamento e as características construtivas dos principais tipos de antenas lineares e de abertura, e sua aplicação.
  20. Calcular os parâmetros eléctricos e geométricos (análise e síntese) dos principais tipos de antenas lineares e de abertura e medir em condições de laboratório as propriedades direccionais e parâmetros das antenas lineares e de abertura, e sistemas discretos típicos.
  21. Desenhar circuitos digitais de pequena, média e grande escala de integração, através de linguagens de programação. Identificar, partindo das características físicas da informação, a interferência e o ruído, o modelo matemático mais adequado ao problema objecto de análise.
  22. Interpretar e representar o comportamento dos modelos matemáticos dos sinais no domínio do tempo e da frequência. Avaliar os efeitos do ruído sobre as possibilidades de recepção da mensagem irradiada nas diferentes partes do sistema.
  23. Calcular, seleccionando o método matemático, analítico, numérico ou gráfico, assim como os algoritmos que simulem os processos e modelos nas máquinas computadores, as magnitudes e parâmetros fundamentais dos processos dos modelos dos sinais, assim como as variações que sofrem quando se processam nas diferentes partes dos sistemas de comunicações.
  24. Seleccionar e calcular os diferentes sistemas guiadores de ondas, os modos de propagação, os parâmetros das guias de ondas (GO), os seus possíveis valores e dependências em cada tipo de GO. A construção, princípio de funcionamento e características de trabalho das componentes do Super Altas Frequências (SAF).
  25. Calcular os elementos que permitem obter a adaptação de impedâncias em guias de ondas com cargas desconhecidas, empregando o método gráfico da carta do Smith e os parâmetros dos diferentes tipos de cavidades ressonantes e filtros do SAF.
  26. Fundamentar o principio de funcionamento dos transformadores, os circuitos rectificadores, os filtros e os estabilizadores e dos blocos que compõem uma Fonte de Alimentação linear e os tipos de circuitos mais empregados em cada caso.
  27. Calcular as magnitudes eléctricas do transformador, o rectificador, o filtro e o estabilizador a partir dos circuitos típicos e seleccionar os diferentes circuitos em cada bloco da fonte e seus componentes e projectar as Fontes de Alimentação lineares a partir das exigências da carga e medir em condições do laboratório as magnitudes eléctricas que caracterizam uma fonte de alimentação linear.
  28. Interpretar a estrutura e desenhar sistemas de até média complexidade, utilizando microprocessadores e micro controladores analisando a inter-relação entre o software e o hardware.
  29. Identificar as principais Máquinas Eléctricas Rotatórias, obtendo as suas características de trabalho e os componentes essenciais dos Accionamentos eléctricos, fundamentando os seus princípios de funcionamento
  30. Representar, calcular e medir os parâmetros fundamentais dos circuitos radioelectrónicos dos radiotransmissores típicos.
  31. Modelar problemas que definem a aplicação do modelo e método da Programação Linear e seus casos particulares: Transporte e Atribuição, a partir dos objectivos gerais dos mesmos.
  32. Identificar as principais categorias do modelo teórico metodológico de uma investigação e fundamentar sua aplicação no processo de desenho e elaboração de projectos de investigação a qualquer ciência. Desenvolver a criatividade, trabalho individual e em grupo no processo de investigação científica.
  33. Calcular, seleccionando o método matemático, analítico, numérico ou gráfico, assim como os algoritmos que simulem os processos e modelos nas máquinas computadores, as magnitudes e parâmetros fundamentais dos modelos dos sinais.
  34. Representar, calcular, medir e valorar os parâmetros fundamentais dos circuitos radioelectrónicos dos radiorreceptores típicos.
  35. Representar a resposta frequencial a estabilidade do SC lineares simples em forma de diagramas polares e de diagramas de Bode, a partir do conceito de função transferencial frequencial e a resposta temporária do SC não lineares simples, empregando programas de computação e sua resposta temporária e sua resposta frequencial.
  36. Calcular a resposta temporária do SC lineares simples, a partir de suas funções transferenciais ou de suas equações de estado, e desenhar redes de compensação em série de adiantamento ou de atraso, para melhorar a qualidade da resposta do sistema.
  37. Fundamentar os principais conceitos que definem o Modelagem e Simulação Computacional, desenhar algoritmos de solução de diferentes métodos aplicados aos modelos obtidos, aplicar elementos da estatística para a síntese e análise dos resultados obtidos a partir da simulação computacional, planejar e montar experimentos sobre a base do modelo elaborado e validar aplicando as técnicas correspondentes os resultados obtidos da simulação.
  38. Caracterizar e identificar os princípios, os métodos e a instrumentação para realizar as medições de magnitudes eléctricas e avaliar os erros nos resultados.
  39. Assegurar a condição técnica dos meios com critérios apropriados de racionalidade, eficiência e economia de recursos, a manutenção, conservação, reparação e armazenamento de peças de reposição, ferramentas, instrumentos e acessórios para os meios, medir e comprovaros parâmetros básicos dos dispositivos e circuitos.
  40. Representar os esquemas típicos dos receptores de televisão e medir e calcular os parâmetros dos sistemas de televisão.
  41. Representar em que consiste a Guerra Electrónica, a Luta Radioelectrónica e a segurança de telecomunicações e avaliar e calcular o efeito de diferentes tipos de interferência no canal de recepção e a possibilidade de neutralizar o sinal, a protecção radioelectrónica e a compatibilidade electromagnética e interferir na exploração radioelectrónica.
  42. Representar, seleccionar os métodos, calcular os parâmetros dos sistemas de tratamento da informação na técnica de Rádio comunicações em correspondência com as bandas de frequências e empregar programa computacional no cálculo de radioenlace.
  43. Representar o processamento da informação, os circuitos radioelectrónicos, aplicar os métodos mais efectivos para o desenho, cálculo e a construção nos sistemas de telecomunicações, resolver problemas de tráfico de pouca e média complexidade e caracterizar às redes de computadores de acordo com a sua arquitectura, protocolos.
  44. Caracterizar a estrutura básica, enunciar e aplicar os postulados da teoria da Informação e descrever e comparar os métodos de modulação empregando moduladoras digitais dos sistemas de transmissão de dados.
  45. Representar os sistemas do computador e os métodos e meios para a avaliação e o diagnóstico técnico dos sistemas do computador e de redes de computadores.
  46. Distinguir os diferentes padrões do LANs, seleccionar o protocolo de aplicação necessário de acordo com os objectivos perseguidos em uma rede TCP/IP e caracterizar os novos serviços telemáticos.
  47. Identificar as características e princípios de funcionamento dos diferentes periféricos dos microcomputadores, realizar o diagnóstico, reparação e manutenção dos computadores.
  48. Fundamentar e representar a estrutura e princípios de funcionamento dos diferentes sistemas que compõem um radar, avaliar as exigências técnicas e tácticas e os parâmetros dos Sistemas de Radar.
  49. Representar os princípios e critérios fundamentais que sustentam a Teoria de Radar e fundamentar os conceitos da radiolocalização, assim como a optimização dos processos de detecção e expressar a síntese dos sistemas radar clássicos e modernos de diferentes designações, assim como os índices que caracterizam a efectividade dos mesmos.
  50. Fundamentar os princípios que servem de apoio para o desenho e construção dos dispositivos, algoritmos e sistemas de aquisição e processamento da informação dos meios rádioelectrónicos, representar os algoritmos e métodos empregados na aquisição, processamento e detecção dos sinais de rádio e aplicar os fundamentos gerais no desenho de estruturas particulares para o processamento da informação dos sinais rádio em seus respectivos sistemas.
  51. Fundamentar os métodos de determinação da distância, a velocidade radial e coordenadas angulares, as características gerais dos sistemas do Radares com Resposta Activa, os métodos de codificação e descodificação dos sinais, assim como representar o funcionamento dos sistemas do Rádiolocalização com Resposta Activa a sele dos sinais úteis de radar.
  52. Fundamentar e representar a estrutura dos sistemas de Sincronismo, Transmissão das coordenadas angulares e de Indicação e avaliar as exigências técnicas dos sistemas de Sincronismo, Transmissão das coordenadas angulares e de Indicação.
  53. Representar os algoritmos e métodos empregados em cada etapa de processamento da informação de Radar, a ligação entre as estruturas do hardware dos meios de cômputo e o software que se utiliza nestes sistemas de forma geral e aplicar os critérios de selecção do tipo de sistema ou estrutura necessária para satisfazer determinadas exigências.
  54. Fundamentar o funcionamento, as generalidades da Estação de Radiolocalização (ERL) e o trabalho da ERL com o emprego de seus esquemas estruturais (em bloco) assim como seleccionar os métodos para o emprego combativo dos diferentes sistemas da ERL.

PLANO CURRICULAR

1.º ano

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Geometria Descritiva - - 2
Análise Matemática I - 4 2
Álgebra Linear e Geometria Analítica 2 2 2
Língua Portuguesa I 2 - -
Desenho Técnico - - 2
Química - 2 4
Comunicação e Relações Interpessoais - - 2
Total - 420 horas 4 10  14

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Análise Matemática II 2 2 2
Física I 2 2 2
Fundamentos de Programação 2 2 2
Circuitos Eléctricos I 2 2 2
Língua Portuguesa II 2 - -
Língua Portuguesa I 2 - -
Total - 420 horas 12 8 8

TOTAL ANUAL - 840 horas

2.º ano

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Análise Matemática III 2 2 2
Física II 2 - 4
Língua Inglesa II - - 2
Circuitos Eléctricos II 2 2 2
Análise Numérica - - 2
Electrónica Analógica I 2 2 2
Total - 420 horas 8 6  14

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Probabilidades e Estatística - 2 2
Física III 2 - 2
Circuitos Eléctricos III 2 2 2
Radiopropagação 2 2 2
Electrónica Analógica II 4 - 2
Sistemas Digitais - - 2
Total - 420 horas 10 6 12

TOTAL ANUAL - 840 horas

3.º ano

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Antenas 2 2 2
Electrónica Digital 2 2 2
Teoria de Sinais I 2 2 2
Microondas - 4 2
Fontes de Alimentação 2 - 2
Total - 420 horas 10 8  10

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Microprocessadores I 2 2 2
Teoria de Sinais II 2 2 2
Máquinas Eléctricas 2 - 2
Radiotransmissores 2 2 2
Investigação Operacional - 2 2
Metodologia da Investigação Científica 2 - -
Total - 420 horas 10 8 10

TOTAL ANUAL - 840 horas

4.º ano - Opção Telecomunicações

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Processamento Digital de Sinais 2 - 2
Radioreceptores 4 - 2
Sistemas de Controlo 4 - 2
Modelagem e Simulação de Computadores - - 2
Microprocessadores II 2 - 2
Medições Eléctricas - - 2
Fiabilidade e Manutenção 2 - 2
Projecto de Curso I - 2 -
Total - 450 horas 14 2  14

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Televisão - 2 2
Segurança e Protecção da Informação - 2 2
Sistemas de Radiocomunicações I 2 2
Sistemas de Telecomunicações I 2 2 2
Transmissão de Dados I - 2 2
Arquitectura de Computadores 2 2 2
Projecto de Curso II - - 2
Total - 450 horas 6 12 12

TOTAL ANUAL - 900 horas

5.º ano - Opção Telecomunicações

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Sistemas de Radiocomunicações II 2 2 2
Sistemas de Telecomunicações II 2 - 2
Transmissão de Dados II - 2 2
Periféricos - 2 2
Organização e Gestão - 2 2
Projecto de Curso III - 4 -
Total - 390 horas 4 12 10

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Estágio Supervisionado - - 8
Projecto de Diploma - - 20
Total - 420 horas 28

TOTAL ANUAL - 810 horas

4.º ano - Opção Radares

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Processamento Digital de Sinais 2 - 2
Radioreceptores 4 - 2
Sistemas de Controlo 4 - 2
Modelagem e Simulação de Computadores - - 2
Microprocessadores II 2 - 2
Mediações Eléctricas - - 2
Fiabilidade e Manutenção 2 - 2
Projecto de Curso I - 2 -
Total - 450 horas 14 2 14

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Televisão - 2 2
Segurança e Protecção da Informação - 2 2
Fundamentos Teóricos do Radar I  2  2 2
Automatização da Informação do Radar - 2  2
Sistemas de Resposta Activa  2  2  2
Projecto de Curso II - - 2
Total - 450 horas 6 12 12

TOTAL ANUAL - 900 horas

5.º ano - Opção Radares

1.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Fundamentos da Estrutura do Radar II 2 2 -
Fundamentos Teóricos do Radar 2 - 2
Sistema de Processamento de Informação do Radar 2 - 2
Radar Primário - 2 2
Organização e Gestão - 2 2
Projecto de Curso III - 4 -
Total - 390 horas 4 12 10

2.º SEMESTRE

N.º de Semanas Lectivas - 15
CR C. H/Sem.
T P TP
Estágio Supervisionado 8
Projecto de Diploma 20
Total - 420 horas 28

TOTAL ANUAL - 810 horas

Total Geral do Curso: 4230 horas de aula